A cantora Roberta Flack, um dos grandes nomes do soul e R&B das décadas de 70 e 80, faleceu nesta segunda-feira (24), aos 88 anos, vítima de uma parada cardíaca em Nova Iorque.
Flack conquistou cinco Grammys ao longo de sua carreira e emplacou sucessos que marcaram gerações, como "Killing Me Softly With His Song", canção vencedora do Grammy de Gravação do Ano em 1973. Outro destaque foi "The First Time I Ever Saw Your Face", que se tornou um hit após ser incluída no filme Play Misty for Me, de Clint Eastwood.
Com uma voz suave e apaixonante, Roberta ajudou a definir o gênero Quiet Storm e gravou álbuns icônicos como Roberta Flack & Donny Hathaway (1973) e Blue Lights in the Basement (1978). Seu dueto com Peabo Bryson, Tonight I Celebrate My Love, foi um dos últimos grandes sucessos de sua carreira.
Mesmo com problemas de saúde nos últimos anos, a artista seguiu sendo reverenciada, especialmente após a regravação de "Killing Me Softly" pelos Fugees em 1997, que trouxe seu legado de volta aos holofotes. Em 2020, recebeu um Grammy pelo conjunto da obra, reconhecendo sua contribuição inestimável para a música.
A música perde uma lenda, mas sua voz continuará imortal.